História do Hardware
História do Hardware

Fig. Ábaco
A Humanidade tem utilizado dispositivos para auxiliar a computação há milénios. Pode se considerar que o ábaco, utilizado para fazer cálculos, tenha sido um dos primeiros hardwares usados pela humanidade. A partir do século 17 surgem as primeiras calculadoras mecânicas. Em 1623 WilhelmSchickard construiu a primeira calculadora mecânica. A Pascalina de Blaise Pascal (1642) e a calculadora de GottfriedWilhelmvonLeibniz (1670) vieram a seguir.[3]
Em 1822 Charles Babbage apresenta sua máquina diferencial e em 1835 descreve sua máquina analítica.[4][5][6] Esta máquina tratava-se de um projeto de um computador programável de propósito geral, empregando cartões perfurados para entrada e uma máquina de vapor para fornecer energia. Babbage é considerado o pioneiro e pai da computação.[7]Ada Lovelace, filha de Lord Byron, traduziu e adicionou anotações ao Desenho da Máquina Analítica.
A partir disto a tecnologia foi evoluindo passando pela criação de calculadoras valvuladas, leitores de cartões perfurados, máquinas a vapor e eléctrica, até que se cria o primeiro computador digital durante a segunda guerra mundial. Após isso a evolução dos hardwares vem sendo muita rápida e sofisticada. O grande impulso da indústria do hardware foi a criação da internet e a criação de dispositivos portáteis como celulares, mp3players.
Sistema binário
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado).